Em 2014, Luis Antonio Violin Pereira, Marília Lopes Justino e Suzana Guimarães Moraes, junto a colaboradores, publicaram o e-book “Embriologia Humana Integrada: Animações e Casos Clínicos”, pela editora CEDET. Esse e-book ficou disponível em www.embriologiahumana.com.br, com o ISBN 978-85-65163-03-3, até 2020. Encontre abaixo informações relevantes sobre essa obra. |
Autores | Ficha Catalográfica | Objetivos do e-book | Conteúdos Suplementares Associados ao e-book |
Dedicatória | Estrutura do e-book | Requisitos para leitura do eBook |
Prefácio | Agradecimento | Termos e Condições de Uso | Como referenciar o e-book |
Luis Antonio Violin Dias Pereira, MD, PhD
Embriologia Humana e Anomalias Congênitas
Professor Titular do Departamento de Bioquímica e Biologia Tecidual do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas
CO-AUTORES:
Ana Gabriela Esteves Duarte, MD, MSc
Patologia e Embriologia Humana
Médica Assistente do Departamento de Anatomia Patológica da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas
Arthur Antolini Tavares, MD
Patologia Fetal, Neonatal e Placentária
Médico Assistente do Departamento de Anatomia Patológica da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas
Assumpto Iaconelli Junior, MD, PhD
Ginecologia, Obstetrícia e Reprodução Humana Assistida
Professor da Associação Instituto Sapientiae e Fertility - Centro de Reprodução Assistida, São Paulo, SP
Maria Laura Costa do Nascimento, MD, PhD
Ginecologia e Obstetrícia
Professora Associada do Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas na Universidade Estadual de Campinas
COLABORADORES:
Bianca Moschetti Rivolta Cidro, BA
Ilustração Científica
Artista plástica pelo Instituto de Artes de Universidade Estadual de Campinas
DESIGN EDITORIAL:
REVISÃO E ASSESSORIA BIBLIOGRÁFICA:
Heloisa Maria Ceccotti, BLib
Bibliotecária da Universidade Estadual de Campinas
REVISÃO E ASSESSORIA DE LINGUAGEM:
Rita Lopes Manzano, BEd
Especialista em Leitura e Produção de Textos pela Universidade de Taubaté
Os conceitos, exemplos, informações, procedimentos, dosagens de medicamentos, entre outros apresentados nos textos; bem como as animações, vídeos e demais formas de ilustrações deste e-book estão fortemente embasados em literatura científica consistente para a época da publicação desta edição. Tendo em conta o constante fluxo de investigações científicas publicadas diariamente, é recomendado aos leitores que consultem, também, outras fontes de conhecimento com o objetivo de se certificarem de informações recentemente publicadas e que possam, eventualmente, sobrepujar às informações apresentadas neste e-book.
Ao final de cada capítulo é apresentada uma lista de referências bibliográficas a partir da qual todo o conteúdo do e-book foi fortemente embasado. Adicionalmente, os autores se empenharam em conferir o crédito a todos os detentores de direitos de qualquer material apresentado neste e-book e se dispõem a realizar possíveis correções posteriores caso alguma citação tenha sido omitida de forma equivocada ou involuntária.
A responsabilidade pela publicação desta obra é do:
CEDET – Centro de Desenvolvimento Profissional e Tecnológico (CEDET)
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Direitos exclusivos para a língua portuguesa
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Centro de Desenvolvimento Profissional e Tecnológico (CEDET)
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Ficha Catalográfica
O e-book Embriologia Humana Integrada: Animações e Casos Clínicos, editado pelo Professor Doutor Luis Antonio Violin Dias Pereira, é uma obra didática-pedagógica que poderá ser adotada como uma ferramenta moderna no ensino-aprendizagem da embriologia humana, pois articula a integração multidisciplinar, visando a formação sólida dos estudantes da área da saúde, estimulando a percepção da importância dos conhecimentos básicos na prática da atual medicina translacional, a qual tem como objetivo conectar a investigação científica ao cuidado da saúde humana.
A concepção dessa obra teve início em 1997, quando L Violin assumiu a responsabilidade das disciplinas de embriologia ministradas nos cursos de graduação do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Era desalentador constatar a dificuldade da grande maioria dos estudantes em assimilar a dinâmica temporal e espacial dos processos do desenvolvimento embrionário e fetal, associada ao desinteresse desses estudantes no seu primeiro ano de vida acadêmica universitária que não visualizavam a consistência e a real importância desses conhecimentos fundamentais na sua formação para o exercício profissional. Nesse cenário, L Violin empreendeu-se em um desafiante projeto de aprimorar os métodos de ensino da embriologia humana para tornar o aprendizado um processo prazeroso, estimulante e, sobretudo, despertar o interesse dos estudantes sobre o valor do domínio do conhecimento no exercício da sua profissão.
Assimilar os conhecimentos, mesmo que básicos dos múltiplos e complexos processos da dinâmica do desenvolvimento embrionário / fetal que acontecem simultaneamente e de forma contínua ao longo do desenvolvimento intrauterino, não é uma tarefa fácil para os estudantes que começam a dar os primeiros passos no conhecimento holístico da organização e funcionamento do corpo humano. A abordagem desses processos disponíveis em boa parte dos livros textos de embriologia é feita por meio de descrições de imagens que ilustram quadros estáticos dos instantes ou momentos definidos como “didáticos” de um processo dinâmico. Essa forma clássica de ensino demanda uma capacidade e tempo de abstração para os estudantes construir e dominar o seu conhecimento; infelizmente tempo esse pouco disponível na grade curricular exaustiva dos cursos de graduação na área de saúde. As aulas práticas de embriologia, quando disponíveis, utilizam preparados de espécies não-humanas, compreensivamente limitados por questões éticas. Embora didaticamente corretos, esses modelos pouco despertam o interesse do estudante da área médica ou de outras áreas de saúde humana. Por ouro lado, os acervos de embriões e fetos humanos oriundos de abortos e conservados em formol que complementam o acervo didático, adotados para ilustrar particularmente os tópicos das malformações congênitas, não passam de um museu do terror para muitos dos jovens estudantes, quando não contextualizado adequadamente. Esses preceitos do ensino da embriologia humana, adotados na maioria dos cursos de graduação da área de saúde, não tem despertado o interesse dos estudantes no aprendizado adequado da embriologia.
Tendo vivenciado essa forma de ensino da embriologia clássica e alicerçado em sua formação médica, L Violin buscou consolidar no novo material didático-pedagógico o preceito de que o conhecimento da embriologia humana deve estar integrado com outras disciplinas profissionalizantes para fundamentar, entre outros, a compreensão dos mecanismos, diagnósticos e tratamento das malformações fetais. Nesse propósito, a presente versão do e-book Embriologia Humana Integrada: Animações e Casos Clínicos, resulta da incorporação de tecnologias computacionais para a produção de animações como recurso didático-pedagógico, antes inimagináveis, e a facilidade no acesso desses recursos em tempo real pela internet. Tal tecnologia permitiu integrar animações, imagens de exames ultrassonográficos, de cirurgias, de necropsias, de esquemas, juntamente com vídeos e textos. Esses conteúdos integrados foram cuidadosamente revisados, também, por profissionais da área clínica para uma compreensão holística da embriologia como conhecimento fundamental no prosseguimento da formação profissional.
Deve-se registrar um breve histórico da trajetória da edição desse e-book que ora se torna acessível ao público, além das salas de aulas da UNICAMP. Foi em 1999 que a integração multidisciplinar teve início com o engajamento do Departamento de Anatomia Patológica da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP para constituir o acervo didático necessário ao ensino da embriologia humana. Em 2001, a doutoranda Suzana Guimarães Moraes, orientada de L Violin na área de pesquisa em ensino do programa de pós-graduação em Biologia Celular e Estrutural do IB, UNICAMP, integrou juntamente com seu orientador, o grupo de Medicina Fetal do Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher - CAISM - UNICAMP). Nesse grupo, L Violin e SG Moraes, documentaram histórias clínicas, procedimentos terapêuticos e cirúrgicos próprios da medicina fetal e necropsias de fetos abortados. SG Morais recebeu treinamento em tecnologia computacional e aprimorou os seus conceitos em embriologia humana para produzir uma gama de animações digitais e vídeos relacionados aos períodos críticos do desenvolvimento intrauterino e das malformações congênitas. Esses materiais foram gradualmente introduzidos como recursos didático-pedagógicos nas disciplinas de embriologia dos cursos de ciências biológicas, enfermagem, farmácia e medicina da UNICAMP desde 2001. Em 2004, um conjunto coerente desse acervo já estava plenamente disponível como ferramenta de ensino de embriologia humana.
Após 5 anos, adotando esse material didático-pedagógico na UNICAMP, a mestranda Marilia Lopes Justino, do programa de pós-graduação em Biologia Celular e Estrutural do IB da UNICAMP, orientada de L Violin na área de pesquisa em ensino, aprimorou os seus conceitos em embriologia humana e recebeu treinamento em uma nova plataforma computacional, como parte integrante do seu projeto de mestrado, para revisar, reorganizar e implementar inovações necessárias, visando incrementar esse instrumento de ensino. O resultado foi um formato de enhanced e-learning (educação presencial aprimorada), aplicado como um recurso didático no aprendizado de embriologia humana para os estudantes de graduação da UNICAMP. A avaliação contínua da eficiência pedagógica desse novo formato de recursos didáticos demonstra que reduz, substancialmente, as horas destinadas à busca da integração de informações em diferentes fontes e favorece a sedimentação do conhecimento. O volume de informações contidas em cada capítulo pode ser uma fonte de consulta de fácil acesso também no exercício diário das atividades dos profissionais da área de saúde. A eficácia desse novo método aplicado na aquisição e consolidação do aprendizado da embriologia humana pelos estudantes de graduação foi divulgada na forma de artigos científicos e capítulos de livros da área; isto é, o benefício dessa forma de ensino-aprendizado está respaldado em princípios científicos.
Indubitavelmente, a experiência e aprimoramento contínuo desse acervo didático-pedagógico por mais de 10 anos, ora vinculado a uma plataforma de acessibilidade pela internet, torna o conteúdo desse e-book uma ferramenta de excelência na área de ensino e aprendizado da embriologia humana. A disponibilidade e acessibilidade de baixo custo desse material ao contingente de educadores e de estudantes da área da saúde e, a todos os demais interessados nessa empolgante área de conhecimento que é a embriologia humana, é uma contribuição ímpar para o avanço na melhoria da qualidade do ensino visando à formação dos profissionais da área de saúde humana.
Cumpre destacar a participação da Editora CEDET pela sua proposição alternativa e inovadora de acesso às fontes de material educativo de baixo custo para o público, pois a facilidade no acesso não é apenas ao público, mas, sobretudo, ao editor para a contínua atualização, correção e adição de informações sob demanda, eliminando a inconveniente limitação temporal da enumeração de edições dos livros impressos ou e-books clássicos.
O e-book Embriologia Humana Integrada: Animações e Casos Clínicos, editado pelo Professor Doutor Luis Antonio Violin Dias Pereira, é, portanto, um recurso didático-pedagógico inovador e promissor, ímpar na sua concepção e altamente recomendado pela sua já comprovada eficiência no aprendizado dessa área de conhecimento pelos estudantes da área da saúde da UNICAMP.
Áureo T Yamada, PhD, DMSc
Professor Associado
Instituto de Biologia
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Aos fiéis e dedicados estudantes dos cursos de graduação em ciências biológicas, enfermagem, fonoaudiologia e medicina
da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) que durante anos utilizaram, contribuíram e auxiliaram
para o aprimoramento do e-book Embriologia Humana Integrada: Animações e Casos Clínicos.
À Julia,
À Beatriz,
as quais nasceram com a 1ª edição de
Embriologia Humana Integrada: Animações e Casos Clínicos.
ESTRUTURA DO EBOOK
Embriologia Humana Integrada: Animações e Casos Clínicos apresenta conteúdos sobre o desenvolvimento humano intraútero e nos aproxima das bases para o entendimento do início da morfogênese de algumas malformações congênitas.
Todos os capítulos seguem uma mesma estrutura de tópicos: Objetivos, Embriologia, Integração Clínica, Casos Clínicos, Questões para Reflexão e Referências.
Em Objetivos são explicitados os objetivos gerais e específicos do capítulo no que se refere ao conhecimento, à compreensão e à aplicação e à solução de problemas, utilizando os conteúdos da embriologia.
O tópico seguinte (Embriologia propriamente dita) aborda o conhecimento necessário para o entendimento do desenvolvimento humano. As animações são originais e foram baseadas nos conhecimentos dos diferentes estágios da morfogênese humana. Com as animações, é possível que o estudo da embriologia seja um processo mais dinâmico para aqueles que se deparam pela primeira vez com esta área do conhecimento. O texto que acompanha as animações é o mínimo necessário para a compreensão do desenvolvimento humano e da fisiopatologia das principais anomalias congênitas; orienta, também, o leitor a acompanhar as estruturas que vão se diferenciando ao longo do desenvolvimento.
Integração Clínica foi o nome escolhido para a sessão que contem informações essenciais sobre as principais anomalias congênitas ou sobre um tópico clínico da embriologia humana. A leitura destas informações direciona ao entendimento dos casos clínicos – que virão na próxima sessão - para um raciocínio mais lógico da fisiopatologia das anomalias congênitas. A Integração Cínica representa, portanto, o elo entre as bases fornecidas no tópico que o precede – Embriologia - e o que virá na sequência, Casos Clínicos.
Os Casos Clínicos foram criteriosamente selecionados com o objetivo de permitir a integração com outras disciplinas profissionalizantes, as quais necessitam de um sólido conhecimento da embriologia para a compreensão, os diagnósticos e o tratamento das anomalias congênitas. Os casos clínicos foram baseados / adaptados a partir de histórias clínicas de pacientes do Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti - Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - e do Fertility - Centro de Reprodução Assistida. As imagens relativas a necropsias e biópsias foram obtidas no Departamento de Anatomia Patológica da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP. As adaptações apresentadas das histórias e dos exames complementares foram realizadas para deixar os casos clínicos dentro do contexto acessível para os estudantes dos primeiros anos dos cursos de graduação das áreas das ciências biomédicas.
Em Questões para reflexão são sugeridos questionamentos que abordam os pontos de maior dificuldade ou polêmica – pelo menos entre os autores – relacionados aos conteúdos de embriologia humana. Essas questões poderão auxiliar o leitor a validar seu aprendizado, além de ser uma ótima oportunidade para discussões e sessões colaborativas - presenciais ou virtuais - entre pares.
Ao final de cada capítulo encontram-se as Referências, nas quais todo o conteúdo apresentado no e-book está fortemente embasado. Informações adicionais sobre o desenvolvimento normal e anomalias congênitas podem ser obtidas nessas referências e, adicionalmente, em bancos de dados de publicações acadêmicas como www.scielo.br e www.pubmed.com.
Luis Antonio Violin Pereira
Marilia Lopes Justino
OBJETIVOS DO E-BOOK
Os objetivos do e-book Embriologia Humana Integrada: Animações e Casos Clínicos são descrever e ilustrar o desenvolvimento humano - do ponto de vista morfológico e funcional - de maneira objetiva e concisa, possibilitando o melhor entendimento dos mecanismos iniciais do desenvolvimento humano e das anomalias congênitas. Para alcançar esses objetivos, foram reunidos especialistas em várias áreas do conhecimento, tais como: biologia do desenvolvimento, biologia celular, biologia tecidual, obstetrícia, medicina fetal, patologia fetal, placentária e pediátrica, ultrassonografia fetal, neonatologia, embriologia clínica, genética médica, cirurgia pediátrica, neurocirurgia pediátrica e reprodução humana assistida (ver o item Autores).
Além de contribuir para o estudo de embriologia e malformações congênitas, imaginamos para este e-book diferenciais: modificar nossa cultura escolar frente ao livro didático; contribuir para que professores e estudantes pensem nas vantagens da reunião de animações, legendas, vídeos e imagens; mesclar no texto informações de áreas básica e clínica; permitir, assim ,- de forma consistente - a verdadeira integração de áreas do conhecimento. Ao exigir a renuncia ao tradicional manuseio – e tão prazeroso - do livro impresso e propor uma leitura na tela de um computador, tablets ou smart phones, esperamos alcançar uma experiência integrativa que exercite nosso desapego - mesmo que parcial ou momentâneo - ao livro impresso, o qual não nos permitiria integrar os textos a animações, vídeos, links entre outras formas de mídias digitais. Por fim, ao usar a plataforma online, esperamos colocar professores e estudantes mais próximos de ferramentas de comunicação multidimensional, suscitando, desta forma, a possibilidade a uma viagem sincera a um novo formato de estudo de embriologia.
Este formato de e-book - com acesso online - foi minuciosamente planejado para permitir que atualizações, inclusões, modificações possam ser realizadas pelos autores e, imediatamente, entregues aos leitores. Sendo assim, notificações e sugestões recebidas pelos autores via e-mail serão consideradas para a melhoria do e-book. Essa prazerosa comunicação é incentivada por meio do preenchimento do formulário no item Contato (Seção Autores).
Embriologia Humana Integrada: Animações e Casos Clínicos trata-se, portanto, não apenas de um novo material de ensino de embriologia, mas, também, de um novo formato de leitura e relacionamento entre autores e leitores.
Luis Antonio Violin Dias Pereira
Marilia Lopes Justino
TERMOS DE USO: REGRAS DE UTILIZAÇÃO E ACESSO AO CONTEÚDO DA OBRA EM FORMATO DIGITAL (e-book) DENOMINADO “EMBRIOLOGIA HUMANA INTEGRADA: ANIMAÇÕES E CASOS CLÍNICOS”
Preliminarmente
Para acessar o conteúdo da obra digital intitulada “Embriologia Humana Integrada: Animações e Casos Clínicos”, você deverá ler, entender e aceitar os presentes “Termos de Uso”. Nesse documento, formalizar-se-á a contratação de uma licença de acesso à referida obra digital com seu respectivo Centro de Desenvolvimento Profissional e Tecnológico Ltda. - doravante denominada CEDET -; pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob número 51.914.620/0001-77, com sede na cidade de Campinas – São Paulo / SP -, à Rua Ângelo Vicentin, 70 - Barão Geraldo, CEP 13084-060, detentora dos direitos de comercialização da obra no Brasil.
Das partes
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Do acesso contratado
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Além da OBRA, pertencem exclusivamente à Editora CEDET o título da obra, o domínio de internet em que a obra está hospeda - e pelo qual é disponibilizado aos USUÁRIOS -, além das marcas comerciais ali contidas.
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CONTEÚDOS SUPLEMENTARES ASSOCIADOS AO E-BOOK
Artigos Científicos
Moraes SG, Pereira LAV (2010). A multimedia approach for teaching human embryology: Development and evaluation of a methodology. [acesse]
Moraes SG, Reis MVA, Mello MFS, Pereira LAV (2004). The usefulness of autopsies as a tool for teaching human embryology. [acesse]
Capitulos de Livros
Justino ML, Barbieri MF, de Paula MF, Joazeiro PP, Pereira LAV (2013). An Appraisal of e-Learning in Teaching Basic Medical Sciences. [acesse]
Moraes SG, Justino ML, Jansen BF, Barbosa EP, Bruno LFC, Pereira LAV (2012). Development and Validation of a Strategy to Assess Teaching Methods in Undergraduate Disciplines. [acesse]
Arrotéia KF, Garcia PV, Barbieri MF, Justino ML, Pereira LAV (2012). The Epididymis: Embryology, Structure, Function and Its Role in Fertilization and Infertility. [acesse]
Pereira LAVD, Moraes SG (2002). Uma Estratégia para o Ensino de Embriologia Humana. [impresso]
Livros
Pereira LAV (2012). Embryology - Updates and Highlights on Classic Topics. [acesse]
Barini R (2010). Medicina Fetal - da Embriologia ao Cuidado Neonatal. [impresso]
Dissertações de Mestrado
Justino ML (2013). Estratégias para uso de um software de ensino de embriologia humana: utilização e avaliação. [acesse]
Duarte AGE (2007). Desenvolvimento e avaliação de uma metodologia para o ensino de embriologia humana baseada em quizzes eletronicos. [acesse]
Tese de Doutorado
Moraes SG (2005). Desenvolvimento e avaliação de uma metodologia para o ensino de embriologia humana. [acesse]
- Norma de Vancouver (International Committee of Medical Journal Editors):
Pereira LAV, Justino ML, Moraes SG. Embriologia humana integrada: animações e casos clínicos [e-book]. Campinas, SP: Cedet; 2014 [acesso aaaa mmm dd]. Disponível em: http://www.embriologiahumana.com.br.
* Observação: na informação ”[acesso aaaa mmm dd]”, indicar ano, mês (abreviado, sem ponto) e dia - nesta ordem - que acessou o e-book.
- ABNT NBR 6023:2002:
PEREIRA, L. A. V.; JUSTINO, M. L.; MORAES, S. G. Embriologia humana integrada: animações e casos clínicos. Campinas, SP: Cedet; 2014. Disponível em: <http://www.embriologiahumana.com.br>. Acesso em dd mmm. aaaa.
* Observação: na informação ”Acesso em dd mmm. aaaa.”, indicar dia, mês (abreviado, com ponto) e ano - nesta ordem - que acessou o e-book.
Como referenciar os capítulos do e-book
Capítulo 1
Introdução à Embriologia e às Anomalias Congênitas
Autores: Pereira LAV, Justino ML, Moraes SG, Cavalcanti DP.
- Norma de Vancouver (International Committee of Medical Journal Editors):
Pereira LAV, Justino ML, Moraes SG, Cavalcanti DP. Introdução à embriologia e às anomalias congênitas. In: Pereira LAV, Justino ML, Moraes SG. Embriologia humana integrada: animações e casos clínicos [e-book]. Campinas, SP: Cedet; 2014 [acesso aaaa mmm dd]. Cap. 1. Disponível em: http://www.embriologiahumana.com.br.
* Observação: na informação ”[acesso aaaa mmm dd]”, indicar ano, mês (abreviado, sem ponto) e dia - nesta ordem - que acessou o e-book.
- ABNT NBR 6023:2002:
PEREIRA, L. A. V. et al. Introdução à embriologia e às anomalias congênitas. In: PEREIRA, L. A. V.; JUSTINO, M. L.; MORAES, S. G. Embriologia humana integrada: animações e casos clínicos. Campinas, SP: Cedet; 2014. cap. 1. Disponível em: <http://www.embriologiahumana.com.br>. Acesso em dd mmm. aaaa.
* Observação: na informação ”Acesso em dd mmm. aaaa.”, indicar dia, mês (abreviado, com ponto) e ano - nesta ordem - que acessou o e-book.
Capítulo 2
Espermatogênese: a partir da 3ª semana do desenvolvimento humano
Autores: Justino ML, Moraes SG, Barbieri MF, Figueira RCS, Recco-Pimentel SM, Borges E Jr, Pereira LAV.
- Norma de Vancouver (International Committee of Medical Journal Editors):
Justino ML, Moraes SG, Barbieri MF, Figueira RCS, Recco-Pimentel SM, Borges E Jr, et al. Espermatogênese: a partir da 3ª semana do desenvolvimento humano. In: Pereira LAV, Justino ML, Moraes SG. Embriologia humana integrada: animações e casos clínicos [e-book]. Campinas, SP: Cedet; 2014 [acesso aaaa mmm dd]. Cap. 2. Disponível em: http://www.embriologiahumana.com.br.
* Observação: na informação ”[acesso aaaa mmm dd]”, indicar ano, mês (abreviado, sem ponto) e dia - nesta ordem - que acessou o e-book.
- ABNT NBR 6023:2002:
JUSTINO, M. L. et al. Espermatogênese: a partir da 3ª semana do desenvolvimento humano. In: PEREIRA, L. A. V.; JUSTINO, M. L.; MORAES, S. G. Embriologia humana integrada: animações e casos clínicos. Campinas, SP: Cedet; 2014. cap. 2. Disponível em: <http://www.embriologiahumana.com.br>. Acesso em dd mmm. aaaa.
* Observação: na informação ”Acesso em dd mmm. aaaa.”, indicar dia, mês (abreviado, com ponto) e ano - nesta ordem - que acessou o e-book.
Capítulo 3
Ovogênese: a partir da 3ª semana do desenvolvimento humano
Autores: Justino ML, Moraes SG, Borges E Jr, Recco-Pimentel SM, Pereira LAV.
- Norma de Vancouver (International Committee of Medical Journal Editors):
Justino ML, Moraes SG, Borges E Jr, Recco-Pimentel SM, Pereira LAV. Ovogênese: a partir da 3ª semana do desenvolvimento humano. In: Pereira LAV, Justino ML, Moraes SG. Embriologia humana integrada: animações e casos clínicos [e-book]. Campinas, SP: Cedet; 2014 [acesso aaaa mmm dd]. Cap. 3. Disponível em: http://www.embriologiahumana.com.br.
* Observação: na informação ”[acesso aaaa mmm dd]”, indicar ano, mês (abreviado, sem ponto) e dia - nesta ordem - que acessou o e-book.
- ABNT NBR 6023:2002:
JUSTINO, M. L. et al. Ovogênese: a partir da 3ª semana do desenvolvimento humano. In: PEREIRA, L. A. V.; JUSTINO, M. L.; MORAES, S. G. Embriologia humana integrada: animações e casos clínicos. Campinas, SP: Cedet; 2014. cap. 3. Disponível em: <http://www.embriologiahumana.com.br>. Acesso em dd mmm. aaaa.
* Observação: na informação ”Acesso em dd mmm. aaaa.”, indicar dia, mês (abreviado, com ponto) e ano - nesta ordem - que acessou o e-book.
Capítulo 4
Fecundação: 1ª semana do desenvolvimento humano
Autores: Moraes SG, Justino ML, Alvares LE, Figueira RCS, Iaconelli A Jr, Borges E Jr, Pereira LAV.
- Norma de Vancouver (International Committee of Medical Journal Editors):
Moraes SG, Justino ML, Alvares LE, Figueira RCS, Iaconelli A Jr, Borges E Jr, et al. Fecundação: 1ª semana do desenvolvimento humano. In: Pereira LAV, Justino ML, Moraes SG. Embriologia humana integrada: animações e casos clínicos [e-book]. Campinas, SP: Cedet; 2014 [acesso aaaa mmm dd]. Cap. 4. Disponível em: http://www.embriologiahumana.com.br.
* Observação: na informação ”[acesso aaaa mmm dd]”, indicar ano, mês (abreviado, sem ponto) e dia - nesta ordem - que acessou o e-book.
- ABNT NBR 6023:2002:
MORAES, S. G. et al. Ovogênese. Fecundação. 1ª. semana do desenvolvimento humano. In: PEREIRA, L. A. V.; JUSTINO, M. L.; MORAES, S. G. Embriologia humana integrada: animações e casos clínicos. Campinas, SP: Cedet; 2014. cap. 4. Disponível em: <http://www.embriologiahumana.com.br>. Acesso em dd mmm. aaaa.
* Observação: na informação ”Acesso em dd mmm. aaaa.”, indicar dia, mês (abreviado, com ponto) e ano - nesta ordem - que acessou o e-book.
Capítulo 5
Clivagem, Compactação, Blastogênese, Hatching e Implantação: 1ª e 2ª semanas do desenvolvimento humano
Autores: Moraes SG, Justino ML, Alvares LE, Mello MFS, Faro CBA, Barini R, Pereira LAV.
- Norma de Vancouver (International Committee of Medical Journal Editors):
Moraes SG, Justino ML, Alvares LE, Mello MFS, Faro CBA, Barini R, et al. Clivagem, Compactação, Blastogênese, Hatching e Implantação: 1ª e 2ª semanas do desenvolvimento humano. In: Pereira LAV, Justino ML, Moraes SG. Embriologia humana integrada: animações e casos clínicos [e-book]. Campinas, SP: Cedet; 2014 [acesso aaaa mmm dd]. Cap. 5. Disponível em: http://www.embriologiahumana.com.br.
* Observação: na informação ”[acesso aaaa mmm dd]”, indicar ano, mês (abreviado, sem ponto) e dia - nesta ordem - que acessou o e-book.
- ABNT NBR 6023:2002:
MORAES, S. G. et al. Clivagem, Compactação, Blastogênese, Hatching e Implantação: 1ª e 2ª semanas do desenvolvimento humano. In: PEREIRA, L. A. V.; JUSTINO, M. L.; MORAES, S. G. Embriologia humana integrada: animações e casos clínicos. Campinas, SP: Cedet; 2014. cap. 5. Disponível em: <http://www.embriologiahumana.com.br>. Acesso em dd mmm. aaaa.
* Observação: na informação ”Acesso em dd mmm. aaaa.”, indicar dia, mês (abreviado, com ponto) e ano - nesta ordem - que acessou o e-book.
Capítulo 6
Gastrulação: 3ª semana do desenvolvimento humano
Autores: Moraes SG, Justino ML, Faro CBA, Mello MFS, Cursino K, Barini R, Sbragia L, Alvares LE, Pereira LAV.
- Norma de Vancouver (International Committee of Medical Journal Editors):
Moraes SG, Justino ML, Faro CBA, Mello MFS, Cursino K, Barini R, et al. Gastrulação: 3ª semana do desenvolvimento humano. In: Pereira LAV, Justino ML, Moraes SG. Embriologia humana integrada: animações e casos clínicos [e-book]. Campinas, SP: Cedet; 2014 [acesso aaaa mmm dd]. Cap. 6. Disponível em: http://www.embriologiahumana.com.br.
* Observação: na informação ”[acesso aaaa mmm dd]”, indicar ano, mês (abreviado, sem ponto) e dia - nesta ordem - que acessou o e-book.
- ABNT NBR 6023:2002:
MORAES, S. G. et al. Gastrulação: 3ª semana do desenvolvimento humano. In: PEREIRA, L. A. V.; JUSTINO, M. L.; MORAES, S. G. Embriologia humana integrada: animações e casos clínicos. Campinas, SP: Cedet; 2014. cap. 6. Disponível em: <http://www.embriologiahumana.com.br>. Acesso em dd mmm. aaaa.
* Observação: na informação ”Acesso em dd mmm. aaaa.”, indicar dia, mês (abreviado, com ponto) e ano - nesta ordem - que acessou o e-book.
Capítulo 7
Neurulação: 3ª e 4ª semanas do desenvolvimento humano
Autores: Moraes SG, Justino ML, Alvares LE, Mello MFS, Faro CBA, Cursino K, Zambelli EJL, Barini R, Sbragia L, Pereira LAV.
- Norma de Vancouver (International Committee of Medical Journal Editors):
Moraes SG, Justino ML, Alvares LE, Mello MFS, Faro CBA, Cursino K, et al. Neurulação: 3ª e 4ª semanas do desenvolvimento humano. In: Pereira LAV, Justino ML, Moraes SG. Embriologia humana integrada: animações e casos clínicos [e-book]. Campinas, SP: Cedet; 2014 [acesso aaaa mm dd]. Cap. 7. Disponível em: http://www.embriologiahumana.com.br.
* Observação: na informação ”[acesso aaaa mmm dd]”, indicar ano, mês (abreviado, sem ponto) e dia - nesta ordem - que acessou o e-book.
- ABNT NBR 6023:2002:
MORAES, S. G. et al. Neurulação: 3ª e 4ª semanas do desenvolvimento humano. In: PEREIRA, L. A. V.; JUSTINO, M. L.; MORAES, S. G. Embriologia humana integrada: animações e casos clínicos. Campinas, SP: Cedet; 2014. cap. 7. Disponível em: <http://www.embriologiahumana.com.br>. Acesso em dd mmm. aaaa.
* Observação: na informação ”Acesso em dd mmm. aaaa.”, indicar dia, mês (abreviado, com ponto) e ano - nesta ordem - que acessou o e-book.
Capítulo 8
Dobramento do Embrião: 4ª semana do desenvolvimento humano
Autores: Justino ML, Moraes SG, Alvares LE, Mello MFS, Barini R, Faro CBA, Pereira LAV
- Norma de Vancouver (International Committee of Medical Journal Editors):
Justino ML, Moraes SG, Alvares LE, Mello MFS, Barini R, Faro CBA, et al. Dobramento do Embrião: 4ª semana do desenvolvimento humano. In: Pereira LAV, Justino ML, Moraes SG. Embriologia humana integrada: animações e casos clínicos [e-book]. Campinas, SP: Cedet; 2014 [acesso aaaa mmm dd]. Cap. 8. Disponível em: http://www.embriologiahumana.com.br.
* Observação: na informação ”[acesso aaaa mmm dd]”, indicar ano, mês (abreviado, sem ponto) e dia - nesta ordem - que acessou o e-book.
- ABNT NBR 6023:2002:
JUSTINO, M. L. et al. Dobramento do Embrião: 4ª semana do desenvolvimento humano. In: PEREIRA, L. A. V.; JUSTINO, M. L.; MORAES, S. G. Embriologia humana integrada: animações e casos clínicos. Campinas, SP: Cedet; 2014. cap. 8. Disponível em: <http://www.embriologiahumana.com.br>. Acesso em dd mmm. aaaa.
* Observação: na informação ”Acesso em dd mmm. aaaa.”, indicar dia, mês (abreviado, com ponto) e ano - nesta ordem - que acessou o e-book.